Última atualização em .

5 passos para criar um questionário de pesquisa on-line com o Formulários Google

A elaboração dos instrumentos para a coleta de informações é uma das fases mais importantes e, porque não dizer, trabalhosas de uma pesquisa. Em investigações de natureza qualitativa, é comum lançarmos mão do questionário como método para levantar opiniões, conhecer os interesses e compreender os pontos de vista de uma determinada população ou grupo. Nesse post, apresentaremos algumas possibilidades de utilizar formulários on-line para criar questionários e receber respostas, otimizando a análise dos resultados e a tomada de decisões em pesquisas.

Última atualização em .

Rede Cedes: a criatura pelos olhos do criador. Uma conversa com o professor Lino Castellani Filho (Primeira Parte)

Em uma tarde seca de baixa umidade relativa do ar e alta temperatura, recorde para o mês de outubro na capital federal, fui recebida pelo professor Dr. Lino Castellani Filho para uma conversa sobre as origens, os desafios e as perspectivas da Rede Cedes nesses quase 15 anos da sua criação. Em um encontro que durou mais de uma hora e meia, o professor Lino falou sobre o contexto político e científico da época, a implicação das mudanças estruturais no projeto inicial e refletiu sobre o cenário político atual e suas consequências para os Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e do Lazer, sempre chamando a atenção para a importância da qualificação da gestão pública no campo esportivo. Nessa primeira parte, apresentamos o contexto de construção da Rede Cedes, sob a perspectiva de seu criador.

Última atualização em .

Visibilidade e legitimidade: a importância dos impactos social e científico
 da Rede Cedes

Compreendemos que estar informado da ações da Rede Cedes deva ser um exercício que envolve tanto pesquisadores e acadêmicos interessados no esporte e no lazer, como também o público em geral. Como ressalta Giselle Tavares no livro Gestão da informação sobre políticas públicas de esporte e lazer: impactos social e científico
 da Rede Cedes, trilhar o percurso da Rede Cedes alia passado e futuro das políticas públicas nessa área além de nos auxiliar a “compreender sua legitimidade e contribuir com o desenvolvimento de novas ações”.

Última atualização em .

Centro da Rede Cedes de SC: como a Educação Física “se vê por aqui”?

Há uma década o LaboMídia/UFSC desenvolve pesquisas com apoio dos recursos da Rede Cedes/Ministério do Esporte. Constituída, principalmente, por meio da participação e aprovação em várias chamadas públicas para apoio à pesquisas e da proposta, desenvolvimento e gestão do Repositório Institucional Vitor Marinho, hoje essa parceria se consolida no Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e do Lazer da Rede Cedes de Santa Catarina.

Arquivos recentes