Última atualização em .

5 passos para criar um questionário de pesquisa on-line com o Formulários Google

A elaboração dos instrumentos para a coleta de informações é uma das fases mais importantes e, porque não dizer, trabalhosas de uma pesquisa. Em investigações de natureza qualitativa, é comum lançarmos mão do questionário como método para levantar opiniões, conhecer os interesses e compreender os pontos de vista de uma determinada população ou grupo. Nesse post, apresentaremos algumas possibilidades de utilizar formulários on-line para criar questionários e receber respostas, otimizando a análise dos resultados e a tomada de decisões em pesquisas.

Desde uma simples enquete a um levantamento detalhado sobre opiniões políticas, os questionários são ferramentas que oferecem maneiras diversas para conhecer o posicionamento do público investigado e obter respostas sobre o tema pesquisado.

Mas por que usar o questionário on-line e não o “analógico”?

Uma das principais utilidades em se usar ferramentas on-line para a coleta de informações é a organização dos dados. Instrumentos como o Formulários Google, possibilitam que os dados sejam organizados automaticamente, tabulados ou dispostos em gráficos.

Outra função importante diz respeito ao compartilhamento do instrumento. Por estar on-line e armazenado “na nuvem”, o questionário pode ser partilhado com pesquisadores colaboradores, que podem fazer alterações de forma conjunta.

Além dessa, o documento pode ser disseminado para o publico de interesse via redes sociais, e-mail, WhatsApp, inserido em um site ou em um blog. Nesse caso, o alcance torna-se uma grande vantagem desse compartilhamento.

De modo resumido, podemos dizer que as utilidades do Formulários Google para a pesquisa são:

compartilhar o link, incorporar o seu questionário em qualquer lugar da web ou enviá-lo por e-mail diretamente;
comunicar seus resultados com outras pessoas, também on-line;
obter respostas em tempo real e trabalhar com os dados de várias maneiras para encontrar informações relevantes;
escolher entre diversos tipos de perguntas, como dissertativas, múltipla escolha, resposta curta e outras;
acessar Formulários Google criados por outros usuários e provenientes de várias fontes;
adicionar imagens como opções em perguntas e em respostas;
ver as respostas de modo coletivo ou individual;
utilizar o Formulários Google de modo “gratuito”, diferente de outros, como o SurveyMonkey e o Survey Gizmo, que são pagos.
Por se considerada uma ferramenta básica, a criação dos questionários no Formulários do Google pode ser considerada fácil. Isso por que esta ferramenta possui uma interface intuitiva, bem parecida com a edição de documentos, e bem explicativa.

Vamos ao passo-a-passo?!

Passo 1

Acesse o site do Formulários Google e faça o login com sua conta do Google.

Não tem conta? Basta criar uma (clique aqui).

Passo 2

Depois de iniciar sessão, você será levado para a seguinte tela:

Imagem 1: Tela de início e formulário em branco

Imagem 2: Formulário em branco

Após criar, nomeie seu formulário e digite a sua primeira pergunta.

Você pode inserir imagens tanto nas perguntas quanto nas respostas. Basta clicar no botão (imagem da “montanha”)

Passo 3

Use a barra de menu situada à direita para criar outras perguntas com formatos diferentes de resposta. Se, por exemplo, a primeira foi configurada como uma questão de múltipla escolha, a próxima pode ser uma resposta curta, e assim por diante.

Além das imagens, você também pode adicionar vídeos ou criar uma nova seção de perguntas. Essas funcionalidades estão no mesmo menu, à direita.

Imagem 3: Menu para inserção de novas perguntas, títulos e descrição, imagens, vídeos e nova seção.

Passo 4

Ao posicionar o cursor no quadro de uma questão, aparecerão alguns pontinhos. Eles servem para que você selecione o quadro de terminada pergunta, a fim de editá-lo.

Com essa mesma funcionalidade, é possível reordenar suas perguntas, movendo-as, arrastando-as e soltando-as para um novo local e criando uma nova sequência.

Já que está editando seu formulário, saiba que você pode alterar a cor, visualizar o formulário “pronto” e alterar as configurações básicas. Basta clicar em um dos três ícones no canto superior esquerdo da página.

Imagem 4: Menu de edição

Passo 5

Questionário pronto, é hora de enviar, certo?

Se é chegada a hora, basta clicar no botão "enviar".

Imagem 5: Botão para enviar o formulário com as perguntas

Assim que clicar no botão enviar, uma janela irá abrir e você poderá escolher entre enviar o questionário por e-mail, link ou incorpora-lo em um site ou blog.

As respostas podem ser acompanhadas assim que forem preenchidas.

Lembre-se que você pode baixar as respostas como uma planilha para mantê-las organizadas. Basta clicar na aba “Respostas” e em seguida clicar no ícone verde. Seus dados serão baixados para a planilha do Google.

Imagem 5: Janela de envio

Além dos questionários, é possível criar enquetes, votações, pesquisas de opinião, formulários de inscrição e outros documentos.

Que tal criar com os alunos uma enquete sobre o esporte e o lazer na comunidade?

O Formulários Google podem ser utilizado, por exemplo, pelos professores como um instrumento para o levantamento da opinião dos seus alunos e da comunidade escolar.

Preocupado com a segurança dos dados? No próximo post vamos ensinar como adicionar mais segurança aos questionários evitando, por exemplo, os famigerados “bots”.

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário